Índice | Caulim

O que é

O caulim é formado basicamente pela caulinita e possui cor branca devido ao baixo teor de ferro. Ele faz parte do dia a dia de todo mundo e quase ninguém percebe. Trata-se de um mineral argiloso branco, não inflamável, não tóxico e que não apresenta reatividade química. Ele é empregado na fabricação de papéis especiais que apresentam alto brilho e lisura, melhorando a impressão e a escrita.

Também é usado na fabricação de cerâmicas, porcelanas, cosméticos, materiais de higiene, filtros catalisadores para controle de poluição em automóveis, plásticos, borrachas entre outros produtos.
O termo caulim deriva da palavra chinesa kauling (colina alta), referência à colina Jauchau Fu, localizada na China, onde o caulim é extraído há muitos séculos.

Por ser um dos seis minerais mais abundantes da crosta terrestre, possui ampla distribuição geográfica e é encontrado em vários continentes. O Grupo Imerys tem minas e plantas de beneficiamento no Brasil, Georgia (EUA), Cornwall (Reino Unido) e Austrália, as principais áreas de presença do minério no mundo.

No Brasil, a região amazônica é a que apresenta jazidas do tipo sedimentar com o mineral em seu estado mais puro, diferente do que acontece no centro-sul do país onde ocorre a predominância de caulim primário.

Caulim em estado bruto

Mina da Imerys no Pará